segunda-feira, 18 de abril de 2011

Por que as mulheres amam os cafajestes?


 Meninas aqui é parte do artigo para lê-lo na íntegra acesse o link ao fim...

“Ela está doida?!”” — exclamei em total desespero diante daquilo que eu assistia na televisão. “”As mulheres podem agir de maneira tão absurda. No instante em que o nosso coração é seduzido, ligamos o interruptor da tolice!”

No enredo de um filme antigo de espionagem, que costumava passar na televisão, uma moça de sanidade questionável namorava um bandido. Naturalmente, ela recusava admitir que ele fosse de fato um bandido, pois ele não era totalmente mau e ela o amava. Quando as autoridades a confrontavam com provas das várias namoradas que ele tinha, ela negava o fato e dizia: “Não, ele me ama de verdade. Não há outra. Ele não pode deixar a esposa por causa dos filhos, mas ele me ama de verdade””. As autoridades ajudaram essa moça e sua família a escapar de perigos e ofereceram proteção. No entanto, ela não conseguia se afastar do homem que amava. Chegou a recusar a proteção policial, colocando sua família em perigo para se encontrar com o bandido. Quando os dois reataram o relacionamento, ele tentou matá-la porque ela era a única testemunha de um crime. As autoridades agiram, prenderam o bandido e salvaram a sua vida. Em lugar de agradecer, ela atacou um dos policiais, irada porque eles a separaram de seu namorado. Ela ignorou a infidelidade, as atividades criminosas e a tentativa de lhe tirar a vida. Tudo isso porque ela gostava do rapaz.
Por mais louca que aquela moça possa parecer, eu me identifico com ela. Não, eu nunca namorei um bandido, mas já ignorei comportamentos contrários à Bíblia, já racionalizei a ultrapassagem de sinais vermelhos nos relacionamentos e risquei itens da  minha “lista” porque o rapaz que era objeto do meu apego emocional não tinha aquelas qualidades.

Como mulheres, quando o nosso coração é seduzido, a tendência é perdermos o senso de lógica. Mesmo que essa não seja a nossa experiência, no mínimo todas nós conhecemos mulheres que se envolvem com homens mentirosos e agressivos. Elas se apaixonam e dizem a si mesmas que eles têm potencial para mudar, que elas podem ajudá-los a mudar e, então, acreditam em suas mentiras porque estão ligadas emocionalmente a eles.

Por que isso acontece? Com o amor de uma mulher, vem uma confiança resoluta. Deus criou a mulher para ser a auxiliadora do homem, o que inclui apoiá-lo nas grandes lutas e confiar nele acima de tudo. Não há nada que capacite mais um homem do que a confiança e o apoio resolutos de sua esposa. Um conselheiro conjugal respeitado observou que “um homem normalmente não alcança um patamar de respeito acima daquele que sua esposa tem por ele”. O amor, a confiança e o apoio de uma mulher é algo bom, planejado por Deus para fortalecer o relacionamento conjugal. O problema é que as mulheres, com frequência, entregam-se emocionalmente a um homem antes que o casamento seja nem mesmo mencionado. Esta é uma das razões por que as Escrituras reforçam a importância de guardar o coração.  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4.23).

Guarde o seu coração
Obviamente, nós mulheres costumamos confiar automaticamente no homem com o qual estabelecemos uma conexão emocional – independentemente de suas ações e caráter merecerem ou não tal confiança. Como mulheres tementes a Deus, a medida mais sábia é guardar o nosso coração de um apego emocional até que aquele homem que estamos considerando tenha se provado sábio. Como podemos nos proteger de amar e confiar em um  homem que não é bom para nós? O que significa guardar o coração? As Escrituras nos dão algumas orientações úteis.

1. Contente-se com aquilo que Deus tem para você.
A mulher que está contente com aquilo que Deus tem para sua vida, que está contente em ser solteira, não fica vulnerável à persuasão emocional dos homens insensatos que andam à sua volta. Mas a mulher que não confia na bondade de Deus, que não espera o tempo certo de Deus, ou que se deixa controlar pelo senso de estar incompleta sem ter um homem em sua vida, esta mulher ignora os sinais vermelhos, abaixa o seu padrão, justifica a falta de temor a Deus e, no final, sofre nas mãos do homem pelo qual ela desejava ser amada.

Em seu livro Fearlessly Feminine [Intrepidamente feminina], Jani Ortlund diz: “À vezes sou tentada a pensar que se Deus fosse verdadeiramente bom, Ele atenderia o desejo do meu coração por um relacionamento, pois Ele iria certamente querer me ver feliz.  “Mas Deus não é bom porque Ele satisfaz os meus desejos. Ele é bom porque Ele cumpre os desejos dele, e os desejos dele são bons para você e para mim. A bondade é inerente à natureza de Deus. Como mulheres, precisamos confiar na bondade de Deus. “Tu és bom e fazes o bem (” Salmo 119.68). Confie que Ele tem um plano para o fato de você estar solteira agora. Confie que Ele tem um plano para a sua vida”. Leslie Ludy diz: “Encontrar um rapaz temente a Deus e viver uma história de amor duradoura de acordo com o script de Deus resulta de construir a sua vida ao redor de Cristo. A sua vida deve estar focada em Jesus Cristo, não em encontrar o rapaz certo. A sua suficiência deve estar em Cristo, mesmo que uma história de amor nunca aconteça em sua vida aqui na terra. Deus permite que você deseje um lindo romance, mas lembre de devolver continuamente a Ele este sonho”.

Por que as mulheres amam os cafajestes? Porque os cafajestes – homens que Provérbios chama de insensatos – fazem e dizem coisas que conduzem rapidamente a um laço emocional antes que o seu caráter verdadeiro possa ser conhecido. Para fazer cair aos seus pés aquelas cujo coração está desprotegido, eles fazem promessas atraentes que não estão dispostos a manter. Uma vez que o envolvimento emocional foi estabelecido, é muito difícil para uma mulher abandonar um insensato porque ela já passou a gostar dele.
Se alguns homens insensatos fizeram parte do seu passado, isso não significa que não possa existir um homem sábio no seu futuro. Você precisa, porém, quebrar os vínculos com os insensatos e se cercar de pessoas sábias e tementes a Deus. Quem anda com os sábios será sábio” (Pv 13.20).

O coração de uma mulher deve estar tão perto do coração de Deus que um homem precise buscar a Deus para encontrá-la."

Gabrielle Pickle

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário